Você está aqui:Home » História da Paróquia

História da Paróquia

nsda01

Em 1957, uma moradora de Irajá preocupada com a distância territorial entre as Paróquias Nossa Senhora da Apresentação e Cristo Rei escreveu uma carta a Dom Jayme de Barros Câmara solicitando uma igreja para o bairro de Irajá, pois os católicos, entre eles sua irmã com 11 filhos menores, precisavam pegar um bonde ou ir a pé para participar da Santa Missa aos domingos.

Dom Jayme respondeu à carta solicitando ajuda para encontrar um bom terreno no bairro. No ano seguinte, o Padre italiano Bernardino Micci já estava morando na extinta capela São Sebastião no Beco da Coruja em Vista Alegre. Logo que as máquinas começaram a escavar e o barracão de obras foi erguido, Padre Bernardino Micci começou a celebrar missas na Escola Mato Grosso, na garagem das casas…
Em 1959 algumas senhoras começaram a reunir crianças para a catequese. Padre Bernardino permaneceu em nossa Paróquia por 17 anos, voltando para a Itália e depois ao Amazonas, onde faleceu.

A criação da Paróquia foi marcada por muito entusiasmo e alegria do povo da ainda Vila Rangel, como era conhecida esta nossa área.
Pe. Bernardino começou na nova Paróquia no dia 12 de abril de 1959. Em 17 de maio deste mesmo ano, Solenidade de Pentecostes, foi celebrada pela primeira vez a festa da Padroeira, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Em 23 de agosto de 1959, o povo acolheu festivamente o Sr. Cardeal D. Jayme de Barros Câmara, juntamente com o nosso primeiro vigário Pe. Bernardino Micci, o Sr. Arcebispo pediu que a comunidade o acompanhasse nos sacrifícios e luta que adviriam da árdua tarefa que se lhe era imposta.
As missas eram celebradas no terreno a céu aberto, em dias de chuva o povo se abrigava debaixo de um pé de tamarindo e o sacerdote era protegido por um guarda-chuva.
No dia 2 de dezembro de 1960 foi realizada a primeira visita Pastoral, pelo então Arcebispo, o Cardeal D. Jayme de Barros Câmara que realizou atividades como santificação de matrimônios, crismas, confissões, visitas as escolas, etc..
No Natal de 1960 realizou-se a Comunhão do primeiro grupo de crianças. No dia 1 de abril de 1961, O Sr. Cardeal Dom Jayme, presente no meio desta comunidade paroquial desde o inicio, presidiu a celebração da Páscoa.
A primeira associação criada foi o Apostolado da Oração, depois os Vicentinos, as Filhas de Maria, Legião de Maria, a Cruzada Infantil e a Associação de São José, que tinha por missão visitar os moribundos. Em 1961 foi fundada a Liga dos Homens Católicos.
Territorialmente a nossa comunidade paroquial foi um resultado do desmembramento das Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação e a de Nossa Senhora do Carmo, registra-se canonicamente criada e constituída no dia 24 de junho de 1959.
Após Padre Bernardino, outros párocos passaram por nossa Paróquia:
• Pe. Zelindo Saavedra: Empossado primeiramente como vigário ecônomo em 3 de julho de 1975;
• Pe José de Arimatéia: Empossado como pároco em uma Missa presidida pelo Vigário Episcopal, Monsenhor Gilson Silveira, no dia 18 de março de 1990.
• Pe Rogério Heleno, atual pároco: Empossado em 1 de setembro de 1996 em uma celebração também presidida pelo Vigário Episcopal Monsenhor Gilson Silveira.

Em 1984 houve uma grande festa pelos 25 anos da Paróquia com a inauguração das obras do altar e a escolha do Hino da Paróquia. Com a doença do padre Zelindo, vários sacerdotes celebraram e batizaram em nossa Paróquia, juntamente dom Dom Pedro C. Cruz, na época, diácono transitório.

Com o falecimento do Padre Zelindo, chegou à nossa Paróquia o Padre José de Arimatéia, santo sacerdote, bom administrador e incansável professor. Sua administração possuía um caráter rígido. Elaborou o estatuto paroquial, o Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos e fundou a Pastoral do Dízimo e o Bazar do Divino Amor.

Em 1º de setembro de 1996 comemorou-se a apresentação do Padre Rogério Heleno, ex aluno do Padre José de Arimatéia. Padre Rogério é o nosso atual Pároco, sua administração vem atraindo as crianças, os jovens e as famílias, e com ele novas Pastorais foram fundadas.

Em 2009 celebramos os 50 anos da Paróquia com um grande Show na Quadra da Portela, onde recebemos Adriana Arydes, Novo Viver, Haguidéni. Além de fazermos a chamada “Romaria dos 500”, onde 500 de nossos paroquianos foram a Basílica Nacional de Aparecida para agradecer pelos 50 anos de nossa Paróquia.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013 a igreja passou por uma grande reforma, e teve sua nave Paroquial reinaugurada em 24 de dezembro de 2013.

Abriga no altar-mor a imagem de Jesus Cristo crucificado ao centro, e a de Nossa Senhora do Divino Amor à esquerda, peças do escultor Hildebrando Lima.

Ainda há muito a ser feito até a conclusão das obras (arremates, vitrais laterais, Equipamento audiovisual, ar-condicionado…)

Retrospectiva-das-obrasnsdanovajesuscristoaltarencerramento cerco de jerico
destac1