Dízimo Reviewed by Momizat on . "Os discípulos parmeneciam unidos em oração, e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e distruibuíam o preço por todos, segundo as necessidades de cada "Os discípulos parmeneciam unidos em oração, e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e distruibuíam o preço por todos, segundo as necessidades de cada Rating: 0
Você está aqui:Home » Dimensões Pastorais » Dimensão Comunitária » Dízimo » Dízimo

Dízimo

DIZIMOFAZEIAEXPERIENCIA

“Os discípulos parmeneciam unidos em oração, e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e distruibuíam o preço por todos, segundo as necessidades de cada um”.(Atos, 2,45)

Para continuarmos fiéis aos ensinamentos de Jesus, a Igreja busca se caracterizar cada vez mais como um comunidade de partilha. É claro que essa descrição citada no livro de Atos dos Apóstolos, é própria das primeiras comunidades cristãs. Hoje com nossas limitações, somos convidados a viver de acordo com nossa realidade. Mas podemos experimentar essa ação através da busca do amor vivido com entusiasmo em cada pequeno gesto de doação. Para ser a Igreja de Jesus, a comunidade deve ser fiel a Palavra de Deus, transmitida pelos nossos pastores, deve ser comunidade de oração, ter como centro da sua vida a Eucaristia, praticar a partilha dos bens. A partilha deve ter a dimensão da Igreja de Jesus Cristo. Assim não pode haver igreja verdadeira sem fidelidade aos pastores, ou sem a oração, e muito menso sem partilha entre cristãos.

Dízimo e Oferta são gestos de gratuidade e gesto concreto de partilha. Dízimo é a forma mais simples para nós vivermos a partilha hoje. Deus não nos pede que vendamos nossos bens, mas que tenhamos gestos de gratidão, colocando nas mãos da comunidade um pouco dos bens que Ele nos dá, dando a Igreja condições de realizar a sua missão nas dimensões religiosa, social e missionária.

Em Malaquias 3,10 está escrito: “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário”.

Faça a experiência e contribua com a construção e manutenção da Igreja (física).

O Dízimo é Bíblico:

Algumas Passagens Bíblicas sobre o dízimo

1 – Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gênesis 14, 20)

2 – Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes.” (Gênesis 28, 22)

3 – “Dirás aos levitas: quando receberdes dos israelitas o dízimo que vos dei de seus bens por vossa herança, tomareis dele uma oferta para o Senhor: o dízimo do dízimo. (Números 18, 26)

4 -Dir-lhes-ás: quando tiverdes separado o melhor do dízimo, o resto será para os levitas como o produto da eira ou do lagar: (Números 18, 30)

5 – Não cometereis pecado algum por causa disso, e não profanareis as santas ofertas dos israelitas, quando tiverdes separado o melhor do dízimo, para que não morrais.” (Números 18, 32)

6 – Não comerás dentro dos teus muros o dízimo de teu trigo, nem de teu vinho, nem de teu óleo, nem os primogênitos de teu gado grosso ou miúdo, nem aquilo que ofereceres por votos, nem tuas ofertas espontâneas, nem tuas primícias. (Deuteronômio 12, 17)

7 – Porás à parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano. (Deuteronômio 14, 22)

8 – Comerás na presença do Senhor, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele residir o seu nome, o dízimo de teu trigo, de teu vinho e de teu óleo, bem como os primogênitos de teu rebanho grande e miúdo, para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, para sempre. (Deuteronômio 14, 23)

9 – venderás o dízimo e, levando o dinheiro (dessa venda) em tuas mãos, irás ao lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus. (Deuteronômio 14, 25)

10 – Quando tiveres acabado dê separar o dízimo de todos os teus produtos, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, e o tiveres distribuído ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que tenham em tua cidade do que comer com fartura, (Deuteronômio 26, 12)