Coroinhas Reviewed by Momizat on . Um pouquinho de História: Coroinha, menino ou rapaz que, nas Igrejas, exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. Menino do altar. Ajuda a missa. Acólito, Um pouquinho de História: Coroinha, menino ou rapaz que, nas Igrejas, exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. Menino do altar. Ajuda a missa. Acólito, Rating: 0
Você está aqui:Home » Dimensões Pastorais » Dimensão Litúrgica » Coroinhas » Coroinhas

Coroinhas

Um pouquinho de História:
Coroinha, menino ou rapaz que, nas Igrejas, exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. Menino do altar. Ajuda a missa. Acólito, na Igreja Católica, é ministro que acompanha e serve o celebrante dos atos litúrgicos. O Documento Litúrgico Ordines 34 e 35 descreve a ordenação de acólitos. No século IV, sua função era levar a Eucaristia aos ausentes e apresentar aos sacerdotes o Sancta na ocasião da fração do pão. Somente pode exercer o acolitato o leigo homem com idade e qualidade estabelecidas pela Conferência dos Bispos (CIC, 230,1).
“o acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, bem como distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário” (instrução Geral sobre Missal Romano – IGMR, 65) Trata-se do acólito como ministério concedido.

Coroinhas em nossa Paróquia

O Grupo dos Coroinhas já existe deste antes do Padre Rogério, ou seja, na época do padre José Arimatéia. Considerando que o nosso atual Pároco esta a frente de nossa comunidade há dezessete anos, podemos considerar que é a idade do grupo atual dos Coroinhas. Mas é bom ficar claro que é um serviço que já existe há muito tempo antes do atual sacerdote. Não consegui precisar se nestes 50 anos de existência da Paróquia podemos afirmar que equivale a totalidade da existência do grupo.
O coroinha ajuda na missa, sem precisar desses requisitos. É quase sempre um menino ou um jovem que tem como função auxiliar o sacerdote na celebração da Santa Missa e dos demais atos litúrgicos, como casamentos, batizados etc. Esses seriam objetivos referentes ao serviço do coroinha, mas não podemos deixar de destacar que há também outros no que se refere à formação e complementação do processo Catequético já vivido durante a preparação para a 1º Eucaristia.
Deverá participar do grupo de Coroinhas, adolescentes e jovens que já receberam o Sacramento da Eucaristia, e que também tem sua fé assumida, que participa das missas Dominicais e Solenidades da Igreja. É necessário que tenha uma vida de Cristã Católica. Já ingressado no grupo, exige dele piedade, respeito para com o ministério, respeito para com o Sacerdote, respeito e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito para com o templo.
O grupo se reúne uma vez por mês, sempre após a missa das 09h00min, e também temos encontro de confraternização, que tem como objetivo alcançar a integração do grupo e sua formação de forma integral.